O processo de reconhecimento de cidadania italiana por via judicial acontece através da contratação de um advogado na Itália que entrará com um pedido de reconhecimento de cidadania.
Para ter a cidadania italiana reconhecida através deste método, não é necessário ir a Itália e hoje é o método mais rápido para conseguir a cidadania italiana.
Como funciona o serviço de reconhecimento de cidadania por via judicial?
1. Preparo Das Certidões
Nesta etapa nós selecionamos, buscamos e preparamos toda a documentação, assim como as devidas traduções e elaboração do processo que será realizado na Itália.
2. Ação judicial na Itália
Uma vez que o processo está pronto e as documentações devidamente revisadas e traduzidas, nosso advogado italiano ingressa com a ação judicial em Roma.
3. Cumprimento da sentença
Uma vez que o processo é deferido na Itália, é verificado o melhor local para cumprir a sentença. Podendo ser no Comune de origem ou no Consulado italiano de Jurisdição da residência do requerente.
Quanto tempo leva o processo?
O tempo total do reconhecimento da cidadania por via judicial varia de acordo com as necessidades específicas de cada processo.
A quantidade de retificações nas certidões, quantidade de requerentes e agenda dos juízes italianos podem influenciar no processo. Contudo, em média, nossos clientes conseguem sua cidadania reconhecida entre 18 a 24 meses.
Quanto custa um procedimento deste?
A resposta mais precisa é: depende.
Existem muitas variáveis que influenciam no valor do procedimento. Por exemplo, a quantidade de serviços e pessoas envolvidas.
Este serviço pode custar de R$ 10.000,00 a 50.000,00. Em alguns casos chegando a valores superiores a R$ 80.000,00 para toda uma família.
Esses valores dependem da quantidade de requerentes, e naturalmente, quanto maior o número de requerentes maior é o preço total do processo e menor é o preço por requerente.